Get Adobe Flash player


CRIADA EM SANTA QUITÉRIA A (APASQ) ASSOCIAÇÃO DOS PARENTES E AMIGOS PORTADORES DE CÂNCER DE SANTA QUITÉRIA

15.04.2014- A associação que ora se busca criar, cuja reunião inaugural foi realizada precisamente na sexta feira do dia (11/04/2014), partiu da iniciativa do sr. RAIMUNDO ALVES FRANCO, que tem problemas de câncer na família, no caso, sua esposa, IDELZUITE MACIEL FRANCO, e, pela extrema dificuldade que enfrenta nesta cruzada do tratamento de seu ente querido, inclusive falta de apoio do Poder Público em muitas ocasiões, sentiu a necessidade de defender os interesses das pessoas que enfrentam o mesmo problema.
Procurando apoio em sua nobre causa, reuniu alguns amigos que se interessaram e formaram a diretoria, hoje composta dos seguintes membros: MARIA ANGELA CASSIMIRO, QUITÉRIA FLÁVIA RODRIGUES BARROS, FRANCISCO EDILSON SOUSA DUARTE, ANDRÉIA CARVALHO SAMPAIO, FRANCISCO EDILSON DE SOUSA PINHEIRO e ANA PAULA BARBOSA DOS SANTOS, todos participantes da citada reunião que ocorreu na sede do Rotary Clube e CDL de Santa Quitéria.
O apoio també

 

m foi prontamente dado pela CDL, através de seu Presidente Marcelo Magalhães, e assessoria Jurídica, na pessoa do Dr. João Paulo Jr., que se prontificaram a fornecer assessoria jurídica e consultoria administrativa para a criação e funcionamento da entidade, inclusive também participando da citada reunião.
Neste contexto, após este “pontapé inicial”, a APASQ terá como principal objetivo lutar pelo bem estar e apoiar as pessoas que tem problemas de câncer, bem como seus familiares, buscando apoio na iniciativa pública e privada para o alcance de seus sonhos e objetivos, esperando contar com a colaboração de todos os setores da sociedade Quiteriense.

Reporter: Edilson Costa

Entidades contra a exploração de Itataia realizam oficina de cartazes na Praça da Matriz

06/04/2014 - O MST (Movimento dos Sem Terra), grupo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) da UFC, CPT (Comissão Pastoral da Terra) e as Cáritas Diocesana de Sobral, realizaram na noite deste domingo (06/04), no Anfiteatro da Praça da Matriz de Santa Quitéria, uma Oficina de Cartazes e Faixas, mobilizando-se para a Audiência Pública sobre a Mina de Itataia, que será realizada amanhã (07/04), pela Câmara Municipal e pela Assembleia Legislativa.

O movimento deu início às 20h, com a exibição de um documentário de 12min, produzido pela CPT, retratando a atual situação de Caetité, na Bahia, 14 anos depois da exploração da mina. Em seguida, houve apresentações musicais, com estudantes quiterienses e finalizando, com a oficina, afiando-se para o movimento de amanhã.

Durante a realização da oficina, foi bastante questionado pelo público, os valores que serão investidos em Itataia, que são cerca de 860 milhões de reais. "860 milhões de reais para a Mina. Nada para Educação", dizia uma das faixas.

Colaboração:Tiago Rodrigues

COM 13 ANOS REPÓRTER COMANDA SITE E FAZ SUCESSO EM SANTA QUITÉRIA

 

Grave o nome dele: Thiago Rodrigues. O jovem só é pequeno no tamanho, e bastou conversar com ele por alguns minutos para ter certeza de que vai ter um futuro brilhante. No bate-papo ele bebia café, hábito diferente para alguém com 13 anos, mas muito comum entre jornalistas. Não à toa: com opinião formada para tudo e jeito articulado, o cearense parece que nasceu mesmo para ser repórter.
Thiago Rodrigues é um pequeno prodígio (FOTO: Gente na Tv)

Thiago Rodrigues é um pequeno prodígio (FOTO: Gente na Tv)

O menino é dono do site A Voz de Santa Quitéria, o único de notícias sobre o município que dá nome à página. O site foi criado em 2010, quando Thiago tinha apenas nove anos, em forma de blog. “Eu sempre gostei de criar blogs, tive a ideia de fazer um para publicar notícias. Ele cresceu e hoje virou o site”, explica o menino.

Antônia Aurenir, mãe de Thiago, conta que tudo parte dele, desde a ideia inicial até as matérias que são feitas. “A gente incentiva porque é algo que ele gosta muito, mas nunca forçamos a nada”, relata.

A mãe do garoto conta que só interfere nas matérias quando é algo mais sério. Por ser tão novo, ela ou o marido acompanham o menino e depois leem o que foi escrito. “Todo o resto ele faz sozinho”, assegura.

O site é um verdadeiro sucesso e hoje já acumula mais de um milhão de acessos. E antes, o que eram atualizações semanais, com 300 visualizações por dia, hoje se tornou um veículo de notícias com uma média de cinco novas matérias diariamente e cerca de 2 mil acessos. Ao mês, são 60 mil. E a população também participa enviando sugestões de matérias. Thiago descreve o site como algo que está “do lado do povo”.
Thiago acompanhado da mãe Antônia Aurenir e da irmã Quitéria Ivana (FOTO: Marcella Ruchet / Tribuna do Ceará)

Thiago acompanhado da mãe Antônia Aurenir e da irmã Quitéria Ivana (FOTO: Marcella Ruchet / Tribuna do Ceará)

> LEIA MAIS

Prefeito anuncia intercâmbio para 50 melhores alunos no Enem
Menino de 12 anos já é considerado jornalista no interior do Ceará

O garoto conta com colunistas, além de vários colaboradores. As coisas estão crescendo. Já está no ar a TV A Voz, com uma equipe de cinco pessoas. A webTV apresenta os vídeos feitos pelo garoto, mas em breve vão ser feitos links ao vivo, dando ainda mais divulgação ao trabalho de Thiago.

Não existem dúvidas do que o menino vai ser quando crescer. “Jornalista, com certeza absoluta”, ele diz.

Informações: a voz de santa quiteria

ARTICULAÇÃO ANTNUCLEAR DOCEARÁ

28/03/2014. Aconteceu no dia 26 de março de 2014, no salão paroquial de Santa Quitéria, uma reunião da Articulação Antinuclear do Ceará. Contou com a presença de 29 pessoas representada pelas seguintes instituições: alunos, professor e diretora da Escola Julia Catunda, Cactus, Levante Popular UEVA de Sobral, Jovem do Lisieux, rádio Itataia, Riacho das Pedras, Cáritas Diocesana, MST e Tramas.
A mesma teve o objetivo de divulgar e sensibilizar aos participantes sobre a periculosidade da extração do urânio no município.
Iniciamos com apresentação dos participantes, em seguida foi feito um resgate histórico de como surgiu à articulação Antinuclear do Ceará.
Lembrando que foi a partir de 2010 que realizou-se encontros, audiências e visitas nas comunidades que serão impactadas pela exploração de fosfato e uranio, do projeto Mina de Itataia. Conseguiu-se também realizar intercambio as comunidades impactadas pela mina de uranio em Caetité-BA. Durante esse período conseguimos produzir um vídeo feito pelo Grupo TRAMAS – UFC e uma cartilha produzido pela Cáritas de Sobral, onde retrata a vivencia e sofrimento das pessoas que convivem diretamente enfrentando esses problemas em Caetité-BA como também a preocupação dos que moram na região de Santa Quitéria. Na composição da Articulação Antinuclear temos: Grupo Tramas – UFC, MST, CPT e Cáritas de Sobral.
Na fala de Gleidson – MST, lembra que a questão nuclear surge após a 2ª Guerra Mundial, onde os países queriam mostra seu poder sobre as nações e passaram a explorar o minério

 

de uranio, justificando que seria para gerar energia nuclear. Porém as experiências apontam que foi usado também para fins de destruição entre as nações, como uso da bomba atômica e desastres ambientais. E continuou dizendo que a nossa maior preocupação, é com o alto índice de radioatividade e o lixo atômico, que serão presentes no espaço de exploração.
Rafael Potiguar – Tramas continua alertando as pessoas para os perigos, com a possível contaminação das águas, o surgimento de várias doenças cancerígenas provocadas pela radioatividade.
Contamos também com apoio e fala das pessoas presentes, preocupadas no que poderá acontecer no futuro se a Mina de Itataia for explorada.
A reunião também serviu para definir as ações que serão realizadas em preparação para audiência do dia 07 de abril de 2014. Definiu-se que iremos no dia 06 de abril a tarde para realizar oficina de cartazes em preparação a manifestação do dia 07/04/14. A noite haverá cinema com exibição do vídeo “Saga do uranio” na praça da Igreja matriz de Santa Quitéria.
Encerramos a reunião fazendo uma avaliação positiva da mesma, agradecendo a presença das pessoas e a colaboração da Paróquia na pessoa do Pároco Pe. Nery

Rportagem: Edilson Costa

 

Criança de 1 ano e 7 meses morre vitima de afogamento em Santa Quitéria


27/03/2014 - Um triste fato comoveu a população de Santa Quitéria, no final da manhã desta quarta (26/03), onde uma criança, de apenas 1 ano e 7 meses, acabou falecendo, vítima de afogamento na sua própria casa.
Segundo as informações repassadas ao AVSQ, a criança, identificada como Cícero Gabriel Moura da Silva, residente na Rua Luis Djaniro Lobo de Andrade, no Bairro Piracicaba, estava sob os cuidados de sua avó, porque sua mãe havia saído para buscar o outro filho no colégio.
A avó descuidou-se do pequeno Cícero por alguns minutos, o tempo necessário para que caísse na cisterna de sua residência e morresse afogado.
A criança foi socorrida pelos familiares, levada ao Hospital local, mas infelizmente, não resistiu e veio a óbito.

Colaboração: Tiago Rodrigues
 












 

 

Encontre-nos no facebook

Contador de visitas

Hoje 124
Ontem274
Essa semana 1227
Semana passada 1253
Esse mês 3756
Mês passado 3180
Total 39453
Seu IP54.204.215.209
Hoje17-04-2014

Classificados

No result...